O que diria Ludwig Erhard?

A riqueza média de duas pessoas na Alemanha não é nem de perto nem de longe suficiente para ter uma casa própria. A casa própria é provavelmente a forma mais baixa de "prosperidade para todos".








  Citação da Wikipédia


Ludwig Wilhelm Erhard (* 4 de fevereiro de 1897 em Fürth; † 5 de maio de 1977 em Bona) foi um político alemão (CDU) e economista. Foi chanceler da República Federal da Alemanha de 1963 a 1966.

Antes disso, foi Ministro da Economia da Baviera de 1945 a 1946, Diretor dos Assuntos Económicos do Espaço Económico Unido de 1948 a 1949 e Ministro Federal da Economia de 1949 a 1963. É frequentemente considerado como o pai do "milagre económico alemão", mas a sua contribuição real para a recuperação económica é contestada. É também frequentemente referido como o pai do sistema económico da República Federal da Alemanha, conhecido como economia social de mercado, que introduziu enquanto Ministro da Economia. Foi Vice-Chanceler de 1957 a 1963 e o segundo Chanceler da República Federal da Alemanha de 1963 a 1966. De 1966 a 1967, foi o sucessor de Adenauer como Presidente Federal da CDU.

  Prosperidade para todos


Em 2014, fundei o partido "WWW Bewegung WeltWeiter Wohlstand" na Áustria. Antes de fundar o partido, pesquisei possíveis conflitos de nomes. Foi assim que descobri que Ludwig Erhard escreveu o livro "Wohlstand für alle" em 1957.

Durante a crise económica mundial, Erhard tentou, na sua tese de licenciatura na Handelshochschule, o tema extremamente ambicioso de ultrapassar a crise económica influenciando a política económica. Defendia que o Estado devia intervir na produção e orientar melhor a economia, uma vez que esta não podia ser confiada a interesses individuais. No entanto, Erhard não explica como é que o Estado deve fazer isso.

Mas já em 1974, Ludwig Erhard declarou que a era da economia social de mercado tinha chegado ao fim.

  Diagnóstico do presente


A primeira coisa que ele faria seria olhar para as estatísticas sobre riqueza mediana e riqueza média como um relatório de desastre. A riqueza mediana de duas pessoas não é nem de perto nem de longe suficiente para ter uma casa própria. A casa própria é provavelmente a forma mais baixa de "riqueza para todos", mas não está disponível na mediana.

Em seguida, ele perceberia que os preços dos terrenos estão enormemente inflacionados devido à escassez artificial de terrenos para construção. Citando a Wikipédia: Num ensaio[4], Erhard opunha-se à política económica das forças conservadoras de direita e pedia ao governo que impedisse os abusos dos cartéis e dos monopólios, nomeadamente na indústria de bens de equipamento.

Os terrenos para construção são um bem de investimento, e o objetivo dos cartéis e dos monopólios é fazer subir o preço. É claro que este cartel de aumento de preços finge ter razões mais elevadas, como a proteção do ambiente, mas esta alegação de proteção é fácil de refutar.

Ao estudar a política energética, ele partiria do princípio de que esta só poderia ter sido criada numa ala psiquiátrica fechada: Porque é que a indústria fotovoltaica, cuidadosamente construída, foi destruída em 2014? Porque é que não existe uma indústria de baterias de 100 GWh/a na Alemanha? Porque é que a Agência Federal de Redes afirma que, numa noite muito fria e sem vento, 34,6 GW de centrais eléctricas a gás são suficientes para cerca de 100 GW de procura de eletricidade, apenas com 16 milhões de bombas de calor? Porque é que as conversões extremamente não rentáveis estão a ser forçadas através de medidas obrigatórias?

Por que razão não existe um amplo debate sobre a transição energética em termos de otimização dos custos e de aceitação por parte da população? O deputado interpreta a ausência deste debate como um sinal de uma sociedade totalitária. Ele pensaria: como é que a política energética se pode ter assemelhado à política agrícola de Estaline?

  Salvar a economia social de mercado


Este é o título da página que escrevi em 2014 depois de descobrir o livro "Prosperidade para Todos", aqui está parte dessa página:

Com o conceito de capitalismo popular, Ludwig Erhard tentou criar uma sociedade mais livre e mais igualitária. Erhard justificou a sua ideia de uma ampla acumulação de riqueza da seguinte forma: Se a concentração dos meios de produção é inevitável com o desenvolvimento da tecnologia moderna, então este processo deve ser contrariado por uma vontade consciente e ativa de uma copropriedade amplamente dispersa mas genuína do capital produtivo da economia nacional.

O mercado de acções atual, com negociações a alta velocidade e formação de bolhas extremas, alimentado pelo bloqueio económico e pelas taxas de juro extremamente baixas daí resultantes, é completamente inadequado para este tipo de capitalismo popular. Minha abordagem desde 1991: casa própria com produção de energia para uso pessoal, incluindo mobilidade e venda de energia. Medidas para que os 50% mais pobres da população possam acumular essa riqueza.

  O EFH está morto, viva o novo EFH para uma transição energética bem sucedida


Esta foi a minha apresentação na Feira do Ambiente de Landshut, no sábado, 9 de março, às 17:00, na Sala de Conferências 3. Haverá um vídeo em breve.

Antes da minha apresentação, tive a oportunidade de fazer um test drive num carro elétrico vietnamita.

  Tornar-se acionista da GEMINI next Generation AG


Um membro do clube doa a sua quota ao clube e fica satisfeito se o clube for bem sucedido. Se não for, estou a apoiar uma boa causa.

Um acionista adquire acções de uma sociedade anónima. Se a AG for bem sucedida, as suas acções valem muito mais. No caso da GEMINI next Generation AG, é a sua recompensa por apoiar uma boa causa.

Como acionista, empregado ou comprador de casa, também se torna parte do contra-movimento contra muitos desenvolvimentos negativos na nossa sociedade que são prejudiciais à nossa sobrevivência.

Um novo acionista disse: "Estou a fazer um investimento muito modesto", mas 4.000 euros vezes 1.000 euros são também 4 milhões de euros para todos os investimentos até à abertura da colónia em Unken como ponto de partida para a expansão global.

Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos accionistas tornaram-se accionistas graças a este programa de recompensas.

Aqui estão os pormenores.
          O que diria Ludwig Erhard?: A riqueza média de duas pessoas na Alemanha não é nem de perto nem de longe suficiente para ter uma casa própria. A casa própria é provavelmente a forma mais baixa de "prosperidade para todos". https://2024.pege.org/03-10/portugese.htm