Salão automóvel em Salzburgo

Será que os vendedores de automóveis querem realmente vender carros eléctricos se não fazem a mínima ideia de como otimizar o carregamento a preços baixos no mercado à vista?








Quando produzirmos as primeiras casas GEMINI da próxima geração em 2026, como é que elas chegarão ao local de construção? Muito provavelmente com esta carrinha. A lista de pré-encomendas da Tesla Cybertruck é muito longa e pode ainda não estar autorizada na UE em 2026.



Tanto quanto sei, o Ford F150 Lightning é atualmente o único veículo na UE com uma capacidade de reboque de 3.500 kg.

Vamos calcular a quantidade de eletricidade que uma fábrica com 60 casas necessita em termos de produção anual apenas para estes veículos. Se o cliente estiver, em média, a 200 km de distância do edifício da fábrica e forem necessárias 10 viagens, 1 viagem com a escavadora eléctrica no reboque, 6 viagens para os segmentos de casa, 1 viagem com energia fotovoltaica, 2 viagens para a garagem dupla. Com o segmento da casa no atrelado, na viagem de ida 600 Wh/km, na viagem de regresso com o atrelado vazio 300 Wh/km, obtém-se uma média de 450 Wh/km.

60 clientes vezes 400 km vezes 10 viagens é igual a 240.000 km vezes 450 Wh é igual a 108 MWh. Se o telhado de uma fábrica de 1.000 m² tiver uma potência de pico de 200 kW, mais de metade dessa potência é utilizada para o transporte. Sem um veículo de reboque elétrico, seriam cerca de 36.000 litros de gasóleo.

  A questão dos 45 000 euros para 2 metros cúbicos com energia barata


Fiz esta pergunta em vários stands de expositores. Não perguntei deliberadamente sobre carros eléctricos, mas sobre energia barata. Isto revelou uma grande ignorância sobre o preço da eletricidade. Seria de esperar que um vendedor de automóveis soubesse quanto custa a energia para fazer funcionar os carros que vende.

Mas o mesmo não acontece com os automóveis eléctricos. Os comerciantes de eletricidade ao preço do mercado à vista são simplesmente desconhecidos. Os comerciantes de eletricidade ao preço do mercado à vista estão a destruir dois argumentos contra os carros eléctricos:

A eletricidade é cara. Não, se carregar de forma optimizada a preços baixos do mercado à vista, está a utilizar, em média, um automóvel de 1,5 litros.

Os carros eléctricos funcionam com eletricidade produzida a partir do carvão. Não, a oferta e a procura determinam o preço. Os preços do mercado à vista são sempre baixos ou mesmo negativos quando há muita energia eólica e/ou solar. Os automóveis eléctricos com carregamento optimizado em termos de preços têm, portanto, uma mistura de eletricidade muito limpa.

Uma vez deparei-me com os documentos de formação de vendas de um Opel Vivaro. Uma formação abrangente com muitos argumentos. Se os vendedores de automóveis não fazem ideia do argumento de venda "carregamento a preços baixos no mercado à vista", isso significa que os concessionários não querem realmente vender automóveis eléctricos.

Por acaso, mudei para Spotty Energie em dezembro.

  Encontro estranho no stand da VW


RM: O VW ID-Buzz tem o modo Camp?
VW: Não, não foi.
RM: Pelo menos numa das próximas actualizações?
VW: Não, ele não vai ter isso.
RM: Porque não, o modo Camp é indispensável para passar uma noite confortável no carro.
VW: As casas são para viver.

Por isso, o vendedor da VW quer fazer-me ver que devo renunciar ao meu desejo de passar a noite confortavelmente no carro. Então, porquê um ID-Buzz de 60 000 euros? Se não quiser passar a noite no carro, pode comprar um carro elétrico muito mais pequeno a 60% do preço do ID-Buzz.

RM: Os chineses têm o hábito de fazer uma sesta à tarde, por isso gostam de dormir confortavelmente no carro.
VW: O que é que me interessa os chineses!
RM: A Volkswagen obtém mais de metade dos seus lucros na China. Se ignorar os desejos dos clientes, a VW pode tornar-se um caso de Benko de grandes dimensões.

  Tornar-se acionista da GEMINI next Generation AG


Um membro do clube doa a sua quota ao clube e fica satisfeito se o clube for bem sucedido. Se não for, estou a apoiar uma boa causa.

Um acionista adquire acções de uma sociedade anónima. Se a AG for bem sucedida, as suas acções valem muito mais. No caso da GEMINI next Generation AG, é a sua recompensa por apoiar uma boa causa.

Como acionista, empregado ou comprador de casa, também se torna parte do contra-movimento contra muitos desenvolvimentos negativos na nossa sociedade que são prejudiciais à nossa sobrevivência.

Um novo acionista disse: "Estou a fazer um investimento muito modesto", mas 4.000 euros vezes 1.000 euros são também 4 milhões de euros para todos os investimentos até à abertura da colónia em Unken como ponto de partida para a expansão global.

Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos accionistas tornaram-se accionistas graças a este programa de recompensas.

Aqui estão os pormenores.
          Salão automóvel em Salzburgo: Será que os vendedores de automóveis querem realmente vender carros eléctricos se não fazem a mínima ideia de como otimizar o carregamento a preços baixos no mercado à vista? https://2024.pege.org/03-17/index_p.htm