Como se planeia um sistema de eletricidade?A energia fotovoltaica é muito barata. A energia fotovoltaica pode ser dimensionada de tal forma que pode ser utilizada mesmo em dezembro. Isto significa que, em junho, terá uma grande quantidade de eletricidade excedentária.Na última newsletter: Viva, estamos a construir povoações com estações de carregamento rápido e até fábricas de cimento em África que funcionam apenas com energia solar. Mas como é que se planeia uma coisa destas? Tive de lidar com esta questão pela primeira vez em 1992. O resultado foram as páginas com diferentes rendimentos no livro "Aufstieg zum Solarzeitalter". Por acaso, estas páginas do livro levaram à destruição de um troll de patentes em 2008. Um advogado de patentes telefonou-me e perguntou-me porque é que a casa de Gémeos estava virada para o Sol. Para gerar mais eletricidade com energia fotovoltaica, que na altura era muito cara, claro. Posso provar isso? Claro, há páginas para cada mês no meu livro "Aufstieg zum Solarzeitalter" (Ascensão da Era Solar), onde o rendimento calculado é mostrado virado de fixo para sul. Um troll de patentes tinha pedido uma patente para casas que seguiam o sol. Esta foi cancelada depois de já ser o estado da arte quando o meu livro foi publicado em 1993.
Existem atualmente enormes ferramentas para o efeito. Na configuração padrão para a energia fotovoltaica ligada à rede, introduz-se dados sobre o sistema e recebe-se rendimentos mensais. Mas há muito mais. Em "Fora da rede", pode simular um sistema fotovoltaico com uma bateria. Pode introduzir um consumo diário.
Os dados também podem ser utilizados para simular a conversão de energia para X e a reconversão numa abordagem inicial. Os dias de bateria cheia não puderam ser armazenados em média, a Power to X está disponível. Os dias de bateria vazia em falta, em média, devem ser produzidos.
Agora é possível combinar energia fotovoltaica e baterias. Pode tentar sobreviver apenas com baterias ou adicionar energia ao metanol. A primeira constatação é que não existe uma solução clara. Soluções completamente diferentes podem ter os mesmos custos. É possível utilizar uma grande quantidade de energia fotovoltaica, é possível combinar uma quantidade significativamente menor de energia fotovoltaica com a energia do metanol.
Apenas as pequenas aplicações fotovoltaicas e de baterias têm uma eficiência inferior à das grandes. Isto refere-se a aplicações inferiores a 10 W, em que a eficiência dos pequenos conversores CC-CC não é tão boa como a dos grandes. Mas se optarmos pela produção de energia a partir do metanol, os sistemas mais pequenos são de 10 MW. Já perguntei a vários fornecedores, os sistemas mais pequenos não fazem sentido porque os custos por MW aumentam significativamente. Estas centrais são concebidas para utilizar a eletricidade excedentária e podem ser exploradas entre 1 e 10 MW. Para a reconversão em eletricidade, aplica-se uma taxa de 8%, desde um pequeno gerador para uma casa móvel até 64% na mais moderna central de ciclo combinado planeada. A eficiência de 64% tem um preço: é necessário ligar 500 MW de consumidores a uma rede eléctrica.
A energia fotovoltaica é muito barata. A energia fotovoltaica pode ser dimensionada de tal forma que pode ser utilizada mesmo em dezembro. No entanto, isto deixa-o com uma grande quantidade de eletricidade excedente que não pode ser utilizada em junho. Estes excedentes de eletricidade não utilizáveis são um desperdício, mas poupa-se em Power to X ou em muitas baterias. Para obter 100 kWh de eletricidade por dia em Salzburgo, é possível utilizar 150 kW de energia fotovoltaica, 150 kWh de baterias de sódio e 750 kWh de baterias de ferro-ar. Todas as combinações analisadas até à data com energia para metanol são mais caras. Este facto deve-se ao preço destas centrais. 20 milhões de euros por uma central de 10 MW. Mais a central para reconversão em eletricidade. Ambas têm atualmente um preço de cálculo de 3 000 euros por kW. A 2000 euros por kW de energia para metanol e reconversão, 65 kW de energia fotovoltaica e 195 kWh de bateria já são mais baratos. "Os últimos 5% são os mais caros". Se quisermos utilizar todos os watts-hora de energia solar, é a mais cara. Dimensionar a energia fotovoltaica para excedentes não utilizáveis é uma forma de poupar dinheiro.
A Calculadora fotovoltaica da UE pode fazer ainda mais: dados diários e horários a partir de 2005, permitindo efetuar simulações exaustivas. A calculadora fora da rede forneceu os primeiros resultados. Mas só tem uma bateria. Para uma simulação com uma bateria de sódio, baterias de ferro-ar e Power to X, tem de escrever a sua própria simulação com estes dados. Não só uma simulação separada, mas também uma estratégia sobre como dividir a energia entre os sistemas individuais.
A casa isolada está morta - viva a nova casa isolada! A antiga casa isolada desperdiçava muita energia, a nova produz tanta energia solar que se tornou a espinha dorsal de uma transição energética funcional. Onde viver?
Não se trata de saber se as acções valerão 10 ou 100 vezes mais daqui a 20 anos ou se valerão apenas alguns cêntimos. O que está em causa é o futuro de todos nós. Haverá um grande confronto entre o eco-fascismo e os fósseis de ontem, ou será possível ultrapassar as profundas divisões na sociedade e inspirar os apoiantes de ambos os lados para um novo grande objetivo? Prosperidade global e limpeza do planeta em vez de salvar Renúncia restrita e catástrofe climática ou pico do petróleo e um pouco mais de catástrofe climática. Ambos os lados devem estar convencidos de que não têm uma solução minimamente viável. Por um lado, é preciso mostrar que as emissões líquidas nulas são um objetivo completamente inadequado e que o objetivo deve ser uma limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Por outro lado, há que demonstrar que a energia solar permite um nível de vida mais elevado do que a energia fóssil. É uma questão de sobrevivência! A situação social em 2024 comparada com 2004, extrapolada para 2044, é um mundo de horror! Se formos bem sucedidos e as suas acções valerem 100 vezes mais, isso é apenas um complemento a todas as outras conquistas. Um novo acionista disse: "Estou a fazer um investimento muito modesto", mas 4.000 euros vezes 1.000 euros são também 4 milhões de euros para todos os investimentos até à abertura da colónia em Unken como ponto de partida para a expansão global. Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos accionistas tornaram-se accionistas graças a este programa de recompensas. Aqui estão os pormenores. |