A mentira extrema da sobreproduçãoOnde é que o ocidental rico iria parar com a energia fotovoltaica e o armazenamento de eletricidade se já não pudesse provocar o africano pobre com um "A tua pobreza irrita-me"?Inacreditável, os EUA e a UE acusam a China de excesso de produção. Será que acreditam que não há alterações climáticas? Acreditam no petróleo eterno? Acreditam na ordem mundial imutável do Ocidente rico e no facto de o resto do mundo continuar pobre e ser mantido pobre? Sim, a produção mundial de automóveis com motores de combustão é suficiente, não há petróleo suficiente para mais. Sim, a produção global de energia fotovoltaica é demasiado elevada se a energia fotovoltaica for vista apenas como um símbolo de estatuto para os ricos. Sim, a produção global de baterias recarregáveis é demasiado elevada se estas forem apenas suficientes para a produção de energia de emergência para os ricos. Onde é que o ocidental rico iria parar com a energia fotovoltaica e o armazenamento de eletricidade se já não pudesse provocar o africano pobre com um "A tua pobreza irrita-me"? Onde iria parar o benfeitor ocidental se o seu slogan "Refugiados bem-vindos" fosse respondido com "Não obrigado, é muito mais agradável em casa do que na Alemanha"? A única razão pela qual os romanos não conquistaram a Alemanha foi porque o clima era demasiado mau para eles. O lema da ajuda ao desenvolvimento ocidental é "manter a pobreza, criar alívio". A lâmpada solar de 120 euros para criar emprego na Alemanha, apenas 8 vezes mais cara do que um produto chinês. O auge da ajuda: Uma padaria alimentada por energia fotovoltaica. Nada é mais estranho para estes trabalhadores ocidentais do desenvolvimento do que a ideia de uma família africana poder pegar no seu carro elétrico e visitar familiares a algumas centenas de quilómetros de distância.
Emissões líquidas nulas significa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para um nível que a natureza possa absorver. Para os ricos, isto significa Manter a pobreza, causar pobreza, para que os ricos tenham direitos de emissão suficientes.
A limpeza do planeta até 350 ppm de CO2 significa cerca de 47 000 TWh de eletricidade para filtrar 1 ppm de CO2 da atmosfera e reciclá-lo em carbono e oxigénio. Quem é que pode pagar isso? Só uma raça humana rica, com 10 mil milhões de pessoas em prosperidade, o pode fazer.
Trata-se de uma decisão entre 3 direcções:
Existem atualmente enormes ferramentas para o efeito. Na configuração padrão para a energia fotovoltaica ligada à rede, introduz-se dados sobre o sistema e recebe-se rendimentos mensais. Mas há muito mais. Em "Fora da rede", pode simular um sistema fotovoltaico com uma bateria. Pode introduzir um consumo diário.
A casa isolada está morta - viva a nova casa isolada! A antiga casa isolada desperdiçava muita energia, a nova produz tanta energia solar que se tornou a espinha dorsal de uma transição energética funcional. Onde viver?
Não se trata de saber se as acções valerão 10 ou 100 vezes mais daqui a 20 anos ou se valerão apenas alguns cêntimos. O que está em causa é o futuro de todos nós. Haverá um grande confronto entre o eco-fascismo e os fósseis de ontem, ou será possível ultrapassar as profundas divisões na sociedade e inspirar os apoiantes de ambos os lados para um novo grande objetivo? Prosperidade global e limpeza do planeta em vez de salvar Renúncia restrita e catástrofe climática ou pico do petróleo e um pouco mais de catástrofe climática. Ambos os lados devem estar convencidos de que não têm uma solução minimamente viável. Por um lado, é preciso mostrar que as emissões líquidas nulas são um objetivo completamente inadequado e que o objetivo deve ser uma limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Por outro lado, há que demonstrar que a energia solar permite um nível de vida mais elevado do que a energia fóssil. É uma questão de sobrevivência! A situação social em 2024 comparada com 2004, extrapolada para 2044, é um mundo de horror! Se formos bem sucedidos e as suas acções valerem 100 vezes mais, isso é apenas um complemento a todas as outras conquistas. Um novo acionista disse: "Estou a fazer um investimento muito modesto", mas 4.000 euros vezes 1.000 euros são também 4 milhões de euros para todos os investimentos até à abertura da colónia em Unken como ponto de partida para a expansão global. Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos accionistas tornaram-se accionistas graças a este programa de recompensas. Aqui estão os pormenores. |