Anomalia no mercado à vista devido à dissociaçãoUma enorme surpresa na tarde de terça-feira no mercado diário à vista: 2 picos de quase 2 euros por kWh e 11 horas de preços negativos da eletricidade.Há muitos anos que olho para os preços horários do dia seguinte, todos os dias. Isto começou como uma observação dos efeitos da expansão da energia fotovoltaica. A partir de 2019, por causa do projeto "GEMINI next generation". Se quiser competir no mercado com a afirmação "O sistema energético da casa paga-se a si próprio", então também tem de seguir constantemente as tendências no mercado da eletricidade. Uma grande surpresa na tarde de terça-feira: dois picos de quase 2 euros por kWh e 11 horas de preços negativos da eletricidade.
Aqui está a melhor explicação: De acordo com o operador da bolsa, registou-se a chamada dissociação no leilão diário de quarta-feira. A bolsa teve de organizar os seus próprios leilões locais para cada país, o que esteve na origem das fortes flutuações de preços.
Isto significa que as ofertas dos países vizinhos não puderam ser consideradas no leilão. Este facto conduziu a preços extremos. Uma empresa do meu bairro precisa de 12,5 MW. A um preço normal de eletricidade por hora de 6 cêntimos/kWh, são 750 euros. A indústria intensiva em energia custa 3 euros por trabalhador. Mas na hora de ponta, 25 000 euros, 100 euros por trabalhador. Que empresa deveria mudar do gás para a eletricidade para o aquecimento de processos industriais, por exemplo, se existem tais riscos de preço? Tomemos como exemplo um processo contínuo de fusão de vidro, que tem de ser contínuo, não pode ser desligado durante uma hora.
Este sistema extremamente instável não surgiu por acaso, mas sim através de uma sabotagem deliberada. A AGORA Energiewende anunciou em setembro de 2014 que a transição energética demoraria mais 20 anos sem armazenamento de eletricidade. Onde estão as medidas que obrigam à instalação de um mínimo de 3 kWh de baterias por cada kW de energia fotovoltaica? Onde estão as normas que estipulam que os sistemas de armazenamento devem ser capazes de servir a rede? Na feira Intersolar, há uma semana, voltei a ouvir a frase "Quando o sistema de armazenamento estiver cheio às 11 horas, vai alimentar a rede". Expliquei então ao vendedor que este era um comportamento extremamente anti-rede e que seria um desastre se toda a gente o fizesse. "O nosso armazém só pode fazer isso". Este tipo de disparates devia ser simplesmente proibido! É como um carro com um motor de carburador, tão antiquado. Onde está a inclusão de pequenos sistemas de armazenamento descentralizados no mercado da eletricidade? Haverá sequer uma percentagem significativa de pequenos sistemas de armazenamento de eletricidade que possam funcionar para a rede? Houve uma oferta na feira comercial num contentor de 40 pés, 1,5 MWh, 1,5 MW, 800 000 euros, que dá lucro no comércio de eletricidade. A maior parte dos sistemas mais pequenos não são adequados para o efeito devido à falta de software.
E se este ato de sabotagem contra a transição energética não tivesse ocorrido em setembro de 2014? Pelo contrário, se a necessidade de armazenamento de eletricidade tivesse sido realçada?
A limpeza do planeta até 350 ppm de CO2 significa cerca de 47 000 TWh de eletricidade para filtrar 1 ppm de CO2 da atmosfera e reciclá-lo em carbono e oxigénio. Quem é que pode pagar isso? Só uma raça humana rica, com 10 mil milhões de pessoas em prosperidade, o pode fazer.
Trata-se de uma decisão entre 3 direcções:
Não se trata de saber se as acções valerão 10 ou 100 vezes mais daqui a 20 anos ou se valerão apenas alguns cêntimos. O que está em causa é o futuro de todos nós. Haverá um grande confronto entre o eco-fascismo e os fósseis de ontem, ou será possível ultrapassar as profundas divisões na sociedade e inspirar os apoiantes de ambos os lados para um novo grande objetivo? Prosperidade global e limpeza do planeta em vez de salvar Renúncia restrita e catástrofe climática ou pico do petróleo e um pouco mais de catástrofe climática. Ambos os lados devem estar convencidos de que não têm uma solução minimamente viável. Por um lado, é preciso mostrar que as emissões líquidas nulas são um objetivo completamente inadequado e que o objetivo deve ser uma limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Por outro lado, há que demonstrar que a energia solar permite um nível de vida mais elevado do que a energia fóssil. É uma questão de sobrevivência! A situação social em 2024 comparada com 2004, extrapolada para 2044, é um mundo de horror! Se formos bem sucedidos e as suas acções valerem 100 vezes mais, isso é apenas um complemento a todas as outras conquistas. Um novo acionista disse: "Estou a fazer um investimento muito modesto", mas 4.000 euros vezes 1.000 euros são também 4 milhões de euros para todos os investimentos até à abertura da colónia em Unken como ponto de partida para a expansão global. Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos accionistas tornaram-se accionistas graças a este programa de recompensas. Aqui estão os pormenores.
Os meus estudos sobre aglomerados populacionais de carregamento rápido fora da rede já levaram a um primeiro contacto e a uma videoconferência com o CEO de uma grande empresa africana. As declarações mais importantes: "Faltam cerca de 2 milhões de casas" e "As fábricas de cimento alimentadas a energia solar são uma ideia nova e fascinante". Há várias oportunidades para um acontecimento que pode levar a um aumento do preço das acções. Ao preço atual das acções, 2 milhões de euros seriam 10.000 pacotes a 200 euros e 300.000 acções para o comprador. No entanto, se esses 2 milhões de euros valerem apenas 20% da AG, isso resultaria logicamente num salto muito significativo no preço das acções. |