O fim das emissões líquidas nulas e tudo voltará a correr bemThe Guardian relata que quase nenhum CO2 foi absorvido em terra em 2023. Isto torna o objetivo de emissões líquidas nulas uma trivialização muito perigosa das alterações climáticas.
Limitismo, nunca ouviu falar? Em 2015, fundei a "Associação para a Promoção do Infinitismo". O objetivo era comparar o Infinitismo com as filosofias dominantes da atualidade. Em primeiro lugar, o neoliberalismo. Ainda não se tinha encontrado um nome para a filosofia dos sermões constantes de "salvar, limitar, renunciar" e de impedir tudo o que possa crescer: Limitismo.
Em tempos, houve "cientistas do clima" que não paravam de escrever "emissões líquidas zero e tudo voltará a ficar bem". O que é que isso significa na realidade? A humanidade emite 40 Gt de CO2, a natureza absorve 20 Gt. Portanto, basta reduzir as emissões de 40 Gt para 20 Gt e tudo voltará a ficar bem. Mas como é que é suposto a proporção de CO2 na atmosfera diminuir? De modo algum, isso nem sequer está previsto com emissões líquidas nulas. Mas e se a natureza já não absorver 20 Gt de CO2 por ano? Não duvidam certamente desta tese científica? Em 2022, analisei o relatório do IPCC e resumi-o brevemente: Não fazemos a mínima ideia, mas continuamos a acreditar firmemente no "net zero emissions and everything will be fine". Mas nem mesmo eu teria imaginado a rapidez com que tudo aconteceria: The Guardian relata que quase nenhum CO2 foi absorvido na terra em 2023. Continuar a aderir ao objetivo de emissões líquidas nulas é pura negação das alterações climáticas. Se a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP 29 não se afastar claramente do objetivo de emissões líquidas nulas e exigir objectivos viáveis, deve ser rotulada como uma conferência de negacionistas das alterações climáticas.
Ao longo das décadas, foram desenvolvidos critérios de julgamento que fazem com que poupar, reduzir e prescindir pareçam ser sempre a única solução válida e a melhor. Tomemos como exemplo a mudança de scooters a gasolina para scooters eléctricas na China. A mobilidade eléctrica foi mencionada pela primeira vez num plano quinquenal chinês em 1991. A ideia subjacente era que, para que uma pessoa percorresse 100 km num veículo motorizado de duas rodas, era necessário importar 4 litros de petróleo bruto ou converter 1 kg de carvão nacional em eletricidade. O ciclomotor a gasolina continua a ser sempre um ciclomotor a gasolina, ao passo que o ciclomotor elétrico funciona com qualquer tipo de eletricidade, seja ela a carvão, nuclear, hidroelétrica, eólica ou solar. Isso é pragmatismo, enfrentar um problema passo a passo, isso é confucionismo. No Ocidente, em 1991, por outro lado, havia, por um lado, um pensamento de lucro a muito curto prazo e, por outro, uma atitude fundamentalista em relação à proteção ambiental caracterizada pelo limitismo. O Elektromoped Simson SR 50 Gamma E, desenvolvido na Alemanha em 1994, não teve qualquer hipótese contra esta filosofia, apesar de ter, na altura, um avanço técnico de cerca de 10 anos em relação à China. É mau? Não, poderia ser muito pior. A crença generalizada na queda da procura de eletricidade na Alemanha até 2016: Objetivo de expansão de 70 GW para a energia fotovoltaica na Alemanha. O estudo publicado pela AGORA Energiewende em 2014, Não precisamos de armazenamento de eletricidade para a transição energética durante mais 20 anos, são todos erros de avaliação flagrantes causados por critérios de avaliação limitadores.
A casa GEMINI, quer se trate da primeira central solar habitável do projeto GEMINI ou da casa GEMINI da próxima geração, não se enquadra na visão do mundo do limitismo. Para o dizer sem rodeios: Se se quisesse vender desinfectantes para médicos em 1850, era preciso apoiar as teorias de Ignaz Semmelweis e opor-se estritamente à doutrina prevalecente na altura de que a higiene era uma perda de tempo. Da dissecação de cadáveres à obstetrícia, a higiene é uma perda de tempo. 160 anos mais tarde, "as pilhas são um desperdício, a transição energética funcionará durante mais 20 anos sem pilhas", "a limpeza do planeta é um desperdício inimaginável, as emissões líquidas zero são suficientes". Os médicos anti-higiénicos da época só matavam algumas mulheres, enquanto os delírios do limitismo dizem respeito à sobrevivência da humanidade.
Qual é a forma mais barata de comprar eletricidade? Qual é a forma mais cara de vender eletricidade? Algumas horas e um comerciante de eletricidade com preços de mercado à vista podem estar entre as duas respostas. Aqui está uma explicação do que significa equilibrar a energia A Spotty Energie respondeu à minha pergunta sobre a energia de equilíbrio com "Sim, vamos oferecer aos nossos clientes a participação nos mercados de energia de equilíbrio a médio prazo". A participação no mercado de energia de compensação será uma oportunidade importante para as casas da próxima geração GEMINI ganharem mais dinheiro com o sistema de energia das casas. Sou cliente da Spotty Energie desde dezembro de 2023 e estou muito satisfeito, mude para a Spotty Energie aqui
Emissões líquidas nulas significa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para um nível que a natureza possa supostamente absorver durante muito tempo. Para os ricos, isto significa Manter a pobreza, causar pobreza, para que os ricos tenham direitos de emissão suficientes. Ver a arquiteta e a sua opinião de que os africanos não precisam de estradas.
A limpeza do planeta até 350 ppm de CO2 significa cerca de 47 000 TWh de eletricidade para filtrar 1 ppm de CO2 da atmosfera e reciclá-lo em carbono e oxigénio. Quem é que pode pagar isso? Só uma raça humana rica, com 10 mil milhões de pessoas em prosperidade, o pode fazer.
Trata-se de uma decisão entre 3 direcções:
Não se trata de saber se as acções valerão 10 ou 100 vezes mais daqui a 20 anos ou se valerão apenas alguns cêntimos. O que está em causa é o futuro de todos nós. Haverá um grande confronto entre o eco-fascismo e os fósseis de ontem, ou será possível ultrapassar as profundas divisões na sociedade e inspirar os apoiantes de ambos os lados para um novo grande objetivo? Prosperidade global e limpeza do planeta em vez de salvar Renúncia restrita e catástrofe climática ou pico do petróleo e um pouco mais de catástrofe climática. Ambos os lados devem estar convencidos de que não têm uma solução minimamente viável. Por um lado, é preciso mostrar que as emissões líquidas nulas são um objetivo completamente inadequado e que o objetivo deve ser uma limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Por outro lado, há que demonstrar que a energia solar permite um nível de vida mais elevado do que a energia fóssil. É uma questão de sobrevivência! A situação social em 2024 comparada com 2004, extrapolada para 2044, é um mundo de horror! Se formos bem sucedidos e as suas acções valerem 100 vezes mais, isso é apenas um complemento a todas as outras conquistas. Um novo acionista disse: "Estou a fazer um investimento muito modesto", mas 4.000 euros vezes 1.000 euros são também 4 milhões de euros para todos os investimentos até à abertura da colónia em Unken como ponto de partida para a expansão global. Existe um programa de recompensas por recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos acionistas tornaram-se acionistas graças a este programa de recompensas. Aqui estão os pormenores.
Os meus estudos sobre aglomerados populacionais de carregamento rápido fora da rede já resultaram num primeiro contacto e numa videoconferência com o CEO de uma grande empresa africana. As declarações mais importantes: "Faltam cerca de 2 milhões de casas" e "As fábricas de cimento alimentadas a energia solar são uma ideia nova e fascinante". Para futuras negociações, está a ser elaborado um NDA. Há várias oportunidades para um acontecimento que pode levar a um aumento do preço das acções. Ao preço atual das acções, 2 milhões de euros seriam 10.000 pacotes a 200 euros e 300.000 acções para o comprador. No entanto, se esses 2 milhões de euros valerem apenas 20% da AG, isso resultaria logicamente num salto muito significativo no preço das acções. |